05/01/10

RECOMENDAÇÕES PARA DOENTES QUE VÃO SER OPERADOS ÀS VARIZES

Tenho por hábito entregar a cada doente com indicação para ser operado/a às varizes, com cirurgia marcada, as seguintes recomendações que elaborei. Penso que é uma boa prática clínica, que deveria ser seguida por todos os colegas.

1. Deverá comprar meias de contenção elástica, se ainda não as usa, que deverá utilizar durante os dois primeiros meses após a cirurgia. A receita com o tipo de meias e grau de compressão deverá ser prescrita pelo seu cirurgião vascular.
2. Se é fumador/a, é aconselhável que deixe de fumar pelo menos um mês antes da data da cirurgia, para melhor adaptação da função respiratória aos efeitos da anestesia.
3. As mulheres que tomam a pílula deverão interromper a sua administração um mês antes da operação e retomá-la um mês depois da cirurgia, para diminuir o risco de trombose venosa.
4. Se toma habitualmente medicação que interfere com a coagulação do sangue (anticoagulantes, anti-inflamatórios, etc.), é aconselhável suspender a sua administração uma semana antes da data da cirurgia, para reduzir o risco de hemorragia e formação de hematomas.
5. Deverá efectuar a depilação do(s) membro(s) a operar, na véspera da data da cirurgia, preferencialmente através da utilização de creme depilatório.
6. Não deverá aplicar outros cremes ou pomadas nas pernas nos dois dias anteriores à operação, pois dificultarão a marcação de varizes, clinicamente visíveis, no dia da cirurgia.
7. É necessário ficar em jejum total (para sólidos e líquidos) durante pelo menos 6 horas antes da cirurgia.
8. No dia da cirurgia, deverá trazer consigo todos os exames recentes realizados (ecodoppler venoso, análises, ECG e outros que lhe tenham sido pedidos), bem como a sua medicação habitual.

Sem comentários: