Uma vez que este blogue é, também, um espaço privilegiado de comunicação com os meus doentes, muitos deles operados às varizes, aqui ficam as principais recomendações e informações que lhes entrego, no dia da alta hospitalar.
1. No final da cirurgia foi-lhe colocada uma meia elástica em cada membro operado, que não deverá retirar na primeira semana.
2. Os pensos poderão ser removidos cerca de uma semana após a operação e substituídos antes desse tempo se estiverem com sangue. Deverá evitar molhá-los.
3. Os pontos da região inguinal e de outras áreas das pernas poderão ser retirados pela equipa de enfermagem a partir da primeira semana após a cirurgia. Só deverá lavar as pernas, na zona da cicatrizes, após a remoção dos pontos.
4. Na primeira semana após a intervenção deverá evitar estar parado/a em pé ou sentado/a com os pés no chão, e não deverá fazer esforços. Deverá repousar a maior parte do tempo no leito, com elevação dos pés da cama de cerca de 10 cm e também poderá estar sentado, desde que as pernas estejam na horizontal ou ligeiramente elevadas. Poderá caminhar por períodos curtos (alguns minutos) mas sempre com as meias elásticas.
5. É normal que os membros operados apresentem equimoses (pisaduras), que irão desaparecer completamente ao fim de 6 a 12 semanas. Em cerca de 10% dos casos, poderá verificar-se uma diminuição da sensibilidade ou adormecimento de áreas cutâneas, nos membros operados, que poderão desaparecer ao final de algumas semanas ou meses.
6. Poderá regressar ao trabalho (e voltar a conduzir, se for o caso) geralmente ao fim de uma semana após a operação, desde que a actividade não envolva períodos prolongados em pé e não sinta dor ou desconforto significativos. Se isso não se verificar, recomenda-se que a retoma da actividade laboral seja adiada pelo menos mais uma semana.
7. Poderá tomar medicação analgésica, se tiver dores (p.e. paracetamol 500 ou 1000mg 2-3x/dia), bem como 1-2h antes da extracção dos pontos (1-2 comprimidos de paracetamol 500mg). Deverá retomar a medicação habitual, se for o caso, após a cirurgia.
Sem comentários:
Enviar um comentário