18/01/10

PRIME - PARTNERSHIPS IN INTERNATIONAL MEDICAL EDUCATION


A PRIME – Partnerships in International Medical Education é uma organização internacional de formadores na área da saúde, de inspiração cristã, constituída oficialmente em 2002 no Reino Unido. Na sua curta existência, tem desenvolvido actividades de formação em mais de 30 países nos cinco continentes.

O ensino da PRIME caracteriza-se por utilizar e enfatizar o modelo bio-psico-socio-espiritual na relação com o paciente, em vez do modelo biomecânico, ainda comum nos curricula das escolas de medicina e enfermagem das sociedades ocidentais, mas considerado pela própria Organização Mundial de Saúde bastante redutor e insatisfatório.

A PRIME conta com um grupo de formadores constituído por mais de 100 profissionais de saúde, incluindo docentes de várias disciplinas em faculdades de medicina do Reino Unido e de outros países, com experiência académica pré e pós-graduada e comunitária. Através do ensino e capacitação de estudantes e profissionais de saúde, em todo o mundo, pretendem contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos pacientes.

O trabalho altruísta e de excelência que a PRIME tem desenvolvido foi reconhecido ao mais alto nível em 2006, com a atribuição ao Dr. John Geater (diretor internacional da PRIME) do título honorífico de “Member of the British Empire”, pela rainha Isabel II de Inglaterra.

A primeira iniciativa da PRIME em Portugal foi o Curso “Saúde Global – Desafios e Oportunidades em África”, realizado em Outubro de 2008 no auditório do Hospital da Luz, com a colaboração da AMI. Em Maio de 2009 realizaram-se duas novas acções de formação – na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa. Em Maio de 2010, teve lugar outra formação da PRIME em Portugal, no Hospital CUF Descobertas e na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Sem comentários: