08/01/10

FRIEIRAS: UMA MALEITA DE INVERNO



As frieiras são um problema comum no nosso país nos meses de Inverno, afectando principalmente as crianças, mulheres e idosos. Surgem como resultado de uma resposta inflamatória anormal ao frio, em que se verifica a constrição dos pequenos vasos sanguíneos das extremidades.
Esta doença atinge as áreas do corpo mais expostas ao frio e à humidade, como as mãos, os pés, o nariz e as orelhas, que apresentam nódulos com uma coloração avermelhada. Nos casos mais graves, podem surgir bolhas, feridas e por vezes infecção.
Apesar das lesões serem desagradáveis e algo incapacitantes, provocando dor, ardor e comichão, com tratamento adequado e utilização de medidas de protecção do frio e humidade, desaparecem geralmente ao fim de duas a três semanas.
Para o tratamento das frieiras, o sobreaquecimento das áreas afectadas não é recomendável, sendo útil a massagem suave para estimular a circulação. Deve-se evitar coçar as áreas afectadas, a exposição solar, bem como a utilização de cremes com cortisona, que podem provocar vasoconstrição secundária e agravar a situação.
Como para a generalidade das doenças, é melhor prevenir que remediar. A prevenção consiste em manter as mãos e os pés quentes e secos, usando luvas impermeáveis e meias de lã, evitar mudanças bruscas de temperatura, evitar permanecer em locais sem aquecimento por períodos prolongados, estimular a circulação das extremidades antes da exposição ao frio, ter em conta a climatização adequada do ambiente e não fumar. Uma dieta desequilibrada, com pouca fruta e vegetais, alterações hormonais, anemia, ou a existência de doença vascular periférica, principalmente em diabéticos e fumadores, podem também contribuir para o aparecimento das frieiras. Existe também muitas vezes uma predisposição familiar.
Nas situações mais graves e incapacitantes, recomenda-se o tratamento com medicação vasodilatadora, que deverá ser prescrita por um especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular ou Dermatologia.

1 comentário:

ggg disse...

Caro Jorge, aproveito para dizer que gosto muito do teu blog e por causa desta matérias das frieiras já convenci o Gami que tem que comprar uma luvas impermeáveis!!!! E digo-te, ele é dificil de convencer! um abraço grande

Helena Rosário (casada com o gami, claro!)