14/05/14

DESPORTO E ATIVIDADE FÍSICA


A atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a saúde e bem-estar. A evidência científica e a experiência disponível mostram que a prática regular de atividade física e o desporto beneficiam, quer fisicamente, quer socialmente, quer mentalmente, toda a população, de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.

A atividade física reduz o risco de morte prematura; diminui o risco de morte por doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral, que são responsáveis por 1/3 de todas as causas de morte; reduz o risco de doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2; ajuda a prevenir/controlar a hipertensão, que afeta 1/5 da população adulta mundial; ajuda a controlar o peso e diminui o risco de obesidade; ajuda a prevenir a osteoporose, reduzindo o risco de fratura do colo do fémur; reduz o risco de desenvolver dores lombares; favorece o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis; promove o bem-estar psicológico e diminui o stress, ansiedade e depressão; ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (como tabagismo, alcoolismo, toxicofilias, alimentação não saudável e violência), especialmente em crianças e adolescentes.

Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de pelo menos de 30 minutos de atividade física diária moderada. Este nível de atividade pode ser atingido através de atividades físicas agradáveis, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos. As crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de atividade física vigorosa, 3 vezes por semana, enquanto que o controlo do peso corporal requer pelo menos 60 minutos diários de atividade física vigorosa/moderada.

A atividade física também tem benefícios económicos, especialmente porque reduz as despesas com a saúde, aumenta a produtividade e melhora o ambiente físico e social.

Fonte: Direção-Geral da Saúde

Sem comentários: