27/06/13

O ECODOPPLER NA AVALIAÇÃO DA DOENÇA VENOSA


O ecodoppler venoso é um exame fundamental na avaliação da doença venosa dos membros inferiores. Permite identificar a existência de refluxo e/ou oclusão dos eixos do sistema venoso superficial ou profundo, ou de veias perfurantes. Infelizmente, na minha atividade profissional, tenho visto demasiados exames que não cumprem os padrões mínimos de qualidade. O mais grave é quando um exame mal feito induz o cirurgião a propor o tratamento cirúrgico de varizes, muitas vezes desnecessário ou mesmo contraproducente e que não irá aliviar as queixas do paciente.
 
 Um sinal inequívoco de que o ecodoppler foi mal executado é não ter sido realizado com o paciente em pé (pelo menos uma parte do exame), a não ser que tal não seja possível por alguma limitação do doente.
 
Enquanto não existir uma entidade nacional, idónea e independente, que requeira a certificação dos médicos que realizam estes exames, irá continuar a assistir-se à proliferação de exames mal executados e, infelizmente, à realização de cirurgias com base em relatórios com informação errónea ou incompleta.

Sem comentários: