08/07/13

COMBATER A CORRUPÇÃO

A corrupção é um fenómeno que só pode ser explicado com recurso a uma multiplicidade de fatores. É, ao nível individual, a incapacidade de pensar e sentir além de si mesmo, como se a sociedade não existisse; é a hipervalorização do dinheiro e do poder em detrimento da convivialidade, do amor, da abnegação, da participação coletiva, da construção de um futuro melhor; é uma personalidade egocêntrica forjada na experiência de vida de cada um.
É, ao nível social, um vasto conjunto de fatores facilitadores ou obstaculizadores dos comportamentos desviantes em relação à lei, ou às práticas sociais de bons costumes. É, ainda, o entrelaçamento entre o mundo dos negócios e o da criminalidade económica organizada que faz com que a corrupção seja um fenómeno mais ou menos sistemático e relevante nas sociedades, mais ou menos sofisticado.
 
O combate à corrupção deve começar nas famílias e nas escolas. O vídeo seguinte obteve uma menção honrosa no concurso "Imagens Contra a Corrupção" promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção.

Fonte: Revista Visão

Sem comentários: