26/04/10

ANESTESIA: UMA ARTE MUITO SEGURA


Tenho total confiança nos anestesistas com quem trabalho. Porém, na minha prática clínica, o que mais preocupa os doentes que proponho para cirurgia é o medo de não acordarem da anestesia.
 
Espero que o seguinte texto da Drª Jan Garavaglia, extraído do seu livro “Como Não Morrer”, possa contribuir para tranquilizar todos os que vão ser submetidos a uma intervenção que requeira anestesia geral.
 
«Como muitos doentes, considero que a expectativa de uma anestesia constitui o aspecto mais assustador de uma experiência hospitalar. O que mais me incomoda é a perda de consciência e controlo. Ser posto a dormir por uma anestesia geral é como entrar num avião: coloca-se temporariamente a vida nas mãos de quem esperamos ser um piloto experiente.
 
Contudo, hoje a anestesia é na realidade um procedimento muito seguro, graças aos múltiplos progressos na anestesiologia, nomeadamente devido ao uso de centenas de novos e mais seguros anestésicos. De referir igualmente as técnicas avançadas de monitorização utilizadas pelos anestesistas. Existem inúmeros controlos de qualidade antes, durante e após o doente ser submetido a este procedimento – controlos de qualidade com padrões tão rigorosos que são considerados um modelo no que diz respeito à segurança do doente em todas as áreas dos cuidados de saúde».

Sem comentários: