16/06/14

COMO PREVENIR AS PEDRAS NO RIM?

O tempo quente é favorável à formação de pedras no rim. O cálculo ou pedra renal forma-se a partir de substâncias que estão na própria urina. As pessoas que já sofreram de uma cólica renal e expulsaram a pedra que a causava têm maior probabilidade de formar novas pedras: aproximadamente 3 em cada 5 pessoas terão um novo cálculo em menos de 10 anos.
 
A medida preventiva mais importante adequada a todos os tipos de cálculos renais é aumentar a quantidade de líquidos ingeridos: Beba mais de 2,5 litros de líquidos por dia (uns 12 copos), de preferência água ou sumos de fruta. Beba até conseguir urinar uma quantidade de 2 litros por dia. Lembre-se de repor mais líquidos em situações que as perdas estejam aumentadas: calor, exercício, doenças ou trabalho.
 
A dieta pode ajudar na prevenção: Modere o consumo de sal, carne, café e bebidas que contenham cafeína, chá e chocolate.
 
Para prevenir cálculos que contêm cálcio, diminua a quantidade de alimentos ricos em oxalato como os espinafres, as couves, a beterraba, as nozes e os amendoins.
 
Apesar de sempre se ter aconselhado o contrário, atualmente recomenda-se que não restrinja o cálcio da dieta (leite e derivados) pois tal restrição poderá aumentar o risco de formação de cálculos.
 
Aumente o consumo de alimentos ricos em citrato como o limão, a laranja, a cidra, a lima, a toranja, o kiwi, a groselha e a goiaba.
 
Como medidas preventivas adicionais, deverá ainda fazer exercício físico. Caminhe diariamente a bom ritmo; é benéfico para a sua saúde e pode ajudá-lo a evitar a formação de novos cálculos.
 
Fonte: Guia Prático de Saúde
 

Sem comentários: