11/01/14

O SIGNIFICADO DOS SONHOS


Sigmund Freud (1856-1939), médico e pioneiro da psicanálise, escreveu a sua primeira obra sobre A Interpretação dos Sonhos em 1899. A partir da sua experiência pessoal e clínica, defende que “o sonho tem um significado e não é a expressão de uma atividade desconexa do cérebro”. Na sua opinião, o sonho seria “um fenómeno psíquico cuja razão de ser é a satisfação (dissimulada) de um desejo”. Com base nestes pressupostos, desenvolveu a teoria da psicanálise, com o objetivo de descodificar o sentido oculto dos sonhos, que seriam gerados ao nível do inconsciente.
  
Na psicanálise, a associação livre de ideias do paciente durante uma conversa com o terapeuta, bem como a interpretação do significado dos sonhos, constituíam a base do tratamento das doenças mentais. No processo de associação livre, o paciente é encorajado a partilhar tudo o que lhe vem à mente, por mais bizarros e estranhos que os seus pensamentos possam parecer.
  
As teorias freudianas nunca foram confirmadas nem foi demonstrada a sua eficácia e superioridade em relação a outros métodos terapêuticos. Quanto à função e significado dos sonhos, ainda há muita discussão no meio académico. Segundo a Teoria Contemporânea do Sonho, o fenómeno não é aleatório mas guiado pelas emoções que a pessoa experimenta na sua vida. Pode ser uma forma de adaptação do organismo para enfrentar melhor situações traumáticas e stressantes do dia-a-dia.
  
A psicanálise teve grande influência nas ciências sociais e humanas, assim como na arte e na literatura do século XX, embora na atualidade, com o grande desenvolvimento da psicofarmacologia e das neurociências, tenha um papel muito limitado no tratamento da doença mental.

Sem comentários: