26/12/13

PREVENIR A DOENÇA DE ALZHEIMER


A comunidade científica tem informado a sociedade da necessidade de se prevenir a doença de Alzheimer e outras formas de demência. A doença de Alzheimer, reconhecida pelas Nações Unidas como uma doença crónica não-transmissível, é o tipo mais comum de demência, constituindo 50-70% de todos os casos. Segundo estimativas da Alzheimer Disease International, em 2050, só na Europa Ocidental, deverão existir 16 milhões de pessoas com demência.
 
Uma investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, acompanhou 2235 homens durante 35 anos, identificando 5 hábitos que reduzem em cerca de 60% o risco de desenvolvimento de demência:
- Praticar exercício físico regularmente;
- Fazer uma alimentação saudável e equilibrada;
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
- Combater o excesso de peso;
 
Na verdade, são os conselhos habituais para uma vida saudável, com menor incidência de doenças cardiovasculares, diabetes e cancro, que a pesquisa também confirmou. A diminuição de 60% do risco de demência, que este estudo revelou nesta amostra, verificou-se nos homens que seguiam pelo menos quatro dos cinco comportamentos saudáveis acima referidos.

Sem comentários: