06/11/13

CUIDADOS A TER COM OS MEDICAMENTOS

Quando se utilizam medicamentos, podem ocorrer erros que, por vezes, colocam em risco a saúde. Para os evitar, é aconselhável fazer uma lista dos medicamentos que utiliza regularmente.
  
Anote o nome do medicamento, a dose, a hora da toma, a duração do tratamento e se deverá ter alguma precaução especial durante esse período. Convém que tome nota das alergias a medicamentos, alimentos e outras substâncias.
  
Leve esse lista, onde também deve colocar quaisquer medicamentos ou produtos “naturais” de venda livre, sempre que for a uma consulta médica.
  
Quando um médico lhe receitar algum medicamento novo, deve perguntar-lhe para que serve, como o deve tomar, durante quanto tempo e se é necessário algum cuidado especial.
  
Em casa, guarde os medicamentos na embalagem original, para evitar confundir medicamentos de aparência similar. Respeite o horário da toma da medicação. Se esquecer alguma, é melhor esperar pela próxima. Nunca tome uma dose dupla. Não conserve os medicamentos na cozinha, casa de banho ou em lugares diretamente expostos à luz, pois o calor e a humidade podem alterar a sua eficácia. Conserve o folheto de cada medicamento e leia-o sempre que surja alguma dúvida sobre essa medicação.
  
Nunca tome medicamentos que outras pessoas estejam a tomar, mesmo que o seu problema de saúde seja semelhante, uma vez que podem afetar a eficácia de outros medicamentos que tome, a dose pode não ser a mais adequada no seu caso e pode ainda ser alérgico a esses fármacos. Pelo mesmo motivo, evite tomar medicamentos ou produtos ditos “naturais” sem a orientação do seu médico.
  
Fonte: CH Tâmega e Sousa.


Sem comentários: