24/07/13

PRODUTOS NATURAIS E O MITO DO “MAL NÃO FAZ”


São cada vez mais as pessoas que consomem suplementos vitamínicos e dietéticos nos países desenvolvidos. A sua utilização pode justificar-se, por vezes, para colmatar alguma carência nutricional, como p. ex. durante a gravidez ou em certas doenças crónicas. Mas como já aqui referimos, na maioria das vezes tais medicamentos e análogos são inúteis e mesmo prejudiciais.

Um dos mitos que importa derrubar é a afirmação, que tantas vezes se ouve, de que “mal não faz”. No entanto, um artigo publicado este mês no Journal of the National Cancer Institute revelou que os homens que consumiam regularmente medicamentos ricos em gorduras ómega-3 apresentavam um risco aumentado (44%) de desenvolverem cancro da próstata. Neste estudo, realizado por investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Centre, de Seattle, os homens que apresentavam níveis mais elevados de ómega-3 na corrente sanguínea apresentavam um risco superior a 70% de desenvolverem formas mais agressivas de cancro da próstata.

Fica assim demonstrado o efeito deletério, pelo menos nos homens, de medicamentos artificialmente enriquecidos em gorduras ómega-3, e esta investigação representa mais um alerta contra o consumo de produtos “naturais”.

Sem comentários: