14/02/13

CÓLICA RENAL


A cólica renal é uma dor intermitente que se caracteriza por um aumento progressivo de intensidade seguida de alívio para depois se agravar novamente. Estas cólicas poderão variar entre um ligeiro desconforto no flanco a uma dor violenta com irradiação do flanco até à região inguinal (virilha), necessitando por vezes de internamento hospitalar afim de se proceder a uma terapêutica eficaz para controlo da dor. Durante as crises não existe nenhuma posição que diminua a intensidade da dor.
Uma das causas mais frequentes de cólica renal são cálculos (resultantes da cristalização de metabolitos excretados pelos rins), que levam a uma obstrução do bacinete e ureteres, provocando impedimento da eliminação da urina. A dor surge do lado da obstrução mas o foco de maior intensidade pode depender da sua localização. A cólica frequentemente inicia-se no flanco mas também pode ser sentida no abdómen, região inguinal ou nos genitais. Pode associar-se a náuseas e vómitos e aumento da frequência das micções ou imperiosidade de urinar. Muitas vezes existe hematúria (sangue na urina).
O diagnóstico é feito a partir da historia clínica e observação do paciente, mas apenas com exames de imagem poderemos confirmar o diagnóstico e determinar a localização da obstrução. Um Rx simples e uma ecografia do aparelho urinário são exames de primeira linha podendo no entanto ser necessário uma TAC para melhor esclarecimento.

TRATAMENTO
 
Dado a intensidade da dor, os pacientes geralmente recorrem a Serviços de Urgência, onde após o diagnóstico será administrada terapêutica adequada de analgesia e profilaxia das complicações.
Muitos cálculos são suficientemente pequenos para serem eliminados naturalmente ao fim de algum tempo, mas outros poderão, pela sua dimensão, pela sua localização ou por alterações anatómicas não ser eliminados em tempo útil. Nessas circunstâncias poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica, que poderá ser não invasiva (Litotricia Extracorporal por Onda de Choque), mini-invasiva (endoscópica) ou cruenta (cirurgia aberta). Nos cálculos de ácido úrico poder-se-á tentar a sua dissolução com alcalinisantes da urina. Todos os cálculos extraídos ou eliminados deverão ser analisados, de modo a se instituir uma dieta e terapêutica profilática adequada.

Fonte: Associação Portuguesa de Urologia

Sem comentários: