23/01/13

DOENÇA VENOSA DOS MEMBROS INFERIORES



A doença venosa dos membros inferiores, que se manifesta pelo aparecimento de varizes (veias dilatadas e tortuosas) é muito frequente. Na maioria das vezes existe uma predisposição genética para o seu aparecimento, sendo comum a história de varizes na família.

O diagnóstico de doença venosa é da responsabilidade do médico, com base na história clínica e exame físico. Os sintomas mais comuns, como a sensação de pernas pesadas, sensação de pernas inchadas, dor, desconforto ou comichão nos membros inferiores, têm a particularidade de agravarem de intensidade no tempo quente e na posição de pé, especialmente ao final do dia. Além disso, normalmente não aliviam com medicação analgésica ou anti-inflamatória.

O ecodoppler venoso dos membros inferiores é um exame importante para a confirmação do diagnóstico.
 
Alguns Conselhos

  Praticar atividade física moderada (andar a pé, ginástica, dança, natação, ciclismo);

  Evitar exposição ao calor e água quente (sol, lareira, sauna, jacuzzi);

  Evitar estar em pé imóvel por períodos prolongados ou estar sentado/a com as pernas cruzadas;

  Evitar o uso de roupas apertadas e sapatos de salto alto ou sem salto. Os sapatos devem ter  3-4cm de altura no calcanhar;

  Evitar o excesso de peso e a prisão de ventre;

  Dormir com os pés da cama elevados 10-15cm;

  Não fumar.
 
Tratamento
 
A evolução da doença venosa pode ser atrasada através da utilização de meias elásticas e medicação. Quando surgem varizes tronculares (dilatadas) o tratamento é geralmente cirúrgico, através de técnicas clássicas como o stripping e a flebectomia, ou utilização de técnicas minimamente invasivas como a radiofrequência ou o laser endovascular. A modalidade de tratamento cirúrgico mais frequente consiste na laqueação e excisão da veia safena interna e/ou externa e seus ramos insuficientes, de um ou ambos os membros, preservando-se a integridade do sistema venoso profundo e restabelecendo-se o correto funcionamento do sistema venoso superficial. Trata-se de um procedimento relativamente simples, podendo ser realizado sob anestesia local, geral ou epidural, em regime de ambulatório ou internamento, com muito bons resultados do ponto de vista estético e funcional.

Sem comentários: