08/11/10

EDEMA LINFÁTICO: UM PROBLEMA CRÓNICO



O edema linfático, ou linfedema, resulta da acumulação de linfa no tecido intersticial, sendo mais frequente nos membros. Nos casos mais avançados, ocasiona grande incapacidade funcional e estética.
  
A grande maioria dos edemas linfáticos devem-se a uma obstrução da drenagem linfática, por doença oncológica ou infeciosa, pós-cirurgia ou radioterapia. Cerca de um quarto das mulheres com cancro da mama desenvolvem linfedema de um dos membros superiores, na sequência de mastectomia e/ou radioterapia.
 
Uma característica peculiar do edema linfático do(s) membro(s) inferior(es) é o envolvimento do pé, ao contrário do que acontece nos edemas de causa venosa, em que geralmente o pé não fica inchado.
O exame mais específico para o diagnóstico de linfedema é a linfocintigrafia. No entanto, sendo um exame invasivo, só deverá ser requisitado em situações excecionais, até porque o exame clínico é muitas vezes suficiente.
 
O tratamento do edema linfático inclui medidas gerais de prevenção, nomeadamente cuidados de higiene adequados e tratamento atempado de infeções cutâneas, exercício físico, controlo de eventual obesidade associada, elevação dos pés da cama (20-30cm), massagem de drenagem linfática (em centros de fisioterapia), terapêutica farmacológica e utilização de meias elásticas (grau III).

1 comentário:

Maria Luisa disse...

Bom di Dr. Jorge Cruz.
Li o seu artigo e gostaria de lhe dar a conhecer o meu trabalho como terapeuta. Há mais de 15 anos que me dedico ao tratamento dos edemas linfáticos. Se tiver interesse pode visitar o meu site e blog.
www.homeos.pt/terapias/mluisa
http://drenagemlinfaticamanualvodder.blogspot.com

Cumprimentos

Maria Luisa Luzia