09/07/14

SEJA ATIVO NA PREVENÇÃO DIÁRIA DO CANCRO


Faça uma alimentação saudável. Um terço das mortes por cancro é atribuído a hábitos alimentares errados e à inatividade física. 75 a 80% da maior parte dos cancros são causados por fatores associados ao estilo de vida. 30% dos cancros estão direta ou indiretamente relacionados com a nutrição. 40% dos cancros podem ser evitados com mudanças no estilo de vida.
 
Recomendações para a prevenção

Limite o consumo de gorduras saturadas e de alimentos ricos em açúcares e sal. Reduza o consumo de carnes vermelhas - prefira as carnes brancas (aves, coelho) e o peixe. Os peixes gordos (sardinha, cavala, salmão) são fontes de ómega-3, que protegem contra o cancro.

Não coma alimentos pré-confecionados pois contêm muito sal. Utilize ervas aromáticas e especiarias para temperar os seus pratos.

Não reutilize as gorduras - use pouca gordura na confeção de alimentos e prefira o azeite.

Aumente os produtos hortícolas e fruta nas suas refeições. Inclua leguminosas na sua alimentação - os legumes de cor vermelha e roxa (tomate, beringela, beterraba) são ricos em licopeno (potente antioxidante). Contêm também fibras, vitaminas e minerais.

Consuma cereais integrais, pelo seu alto teor em fibra.

Tenha especial atenção na preparação dos alimentos - não consuma alimentos total ou parcialmente carbonizados. Prefira cebola e alho para temperar.

Modere o consumo de bebidas alcoólicas - o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de desenvolvimento de cancro. Prefira água.

Leia os rótulos dos alimentos. Combata a obesidade. Pratique atividade física regular.

Fonte: Liga Portuguesa Contra o Cancro

Sem comentários: