09/02/10

HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO


Tive a oportunidade de visitar recentemente o Serviço de Oncologia do Hospital Central de Maputo (o maior Hospital de Moçambique) e posso testemunhar o trabalho altruísta, dedicado e competente dos profissionais de saúde e voluntários que ali trabalham, apesar das profundas carências de recursos.
 
O Hospital não dispõe de radioterapia, o que impossibilita o tratamento curativo de vários tipos de cancro, nem de medicação considerada indispensável em países desenvolvidos. Mas graças à dedicação, perseverança e empenho destes profissionais, pequenos milagres acontecem todos os dias na vida de crianças e adultos internados nestas enfermarias.

08/02/10

HOMOSSEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

Foi recentemente tornado público que o Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, de Portugal, defende não haver qualquer tratamento para a homossexualidade, considerada uma variante do comportamento sexual e não propriamente uma doença. No entanto, vale a pena conhecer o que dizem outros investigadores acerca do assunto, pois esta posição não é consensual. Poderá ler a opinião da National Association for Research & Therapy of Homosexuality (NARTH) aqui.